Eu Vejo Uma Igreja!
05/06/2024
Ano da Consolidação
Introdução
Disse Jesus: “Eu edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-las” (Mateus 16:13-19).
A Igreja de Jesus foi Edificada em Cristo
A igreja de Jesus é uma obra majestosa e divina. Foi edificada em Cristo, e é por isso que Satanás a odeia tanto. Desde que foi expulso do Éden celestial, a igreja assumiu o lugar que Satanás perdeu. A profecia de Ezequiel 31:11 diz: “Um povo surgirá, a mais poderosa das nações, e te dará o trato que tu mereces”. Esta profecia se refere à criação da igreja, cujo propósito é fazer juízo sobre Satanás.
Imediatamente após a Rebelião dos Anjos, Deus já havia providenciado um povo substituto para louvor da Sua glória: a igreja. Por essa razão, a igreja foi eleita antes da fundação do mundo (Efésios 1:6).
Israel negligenciou seu propósito original, e a igreja assumiu o papel de sacerdócio universal que Israel deveria cumprir entre as nações (Êxodo 19:5-6). Israel preferiu manter-se exclusivista dentro do judaísmo, e assim, Deus escolheu a igreja para ser o novo sacerdócio universal.
O propósito especial de Israel já havia sido revelado a Abraão em Gênesis 12:1-3: “Por meio do sacerdócio universal de Israel, todas as famílias da Terra seriam abençoadas”. No entanto, quando Israel construiu o bezerro de ouro, desviou-se do plano original de Deus (Êxodo 32). O sacerdócio foi então instituído por Moisés como algo menor do que o propósito original de Deus. Israel seria o Arão para todas as tribos e nações do mundo, mas acabou restringindo o sacerdócio à tribo de Levi, excluindo as nações.
Dessa forma, abriu-se a vaga para o sacerdócio universal, e Deus escolheu a igreja. As portas do Hades jamais prevalecerão contra a igreja de Cristo. Antes da morte e ressurreição de Jesus, todos os justos mortos iam para o Hades, no seio de Abraão. Após a ressurreição de Cristo, os santos da igreja são levados diretamente para a nova Jerusalém (Hebreus 12:22-24).
Quando Jesus falou com Pedro, Ele não se referia apenas a Pedro, mas a todos os discípulos como pedras fundamentais da igreja de Jesus (Efésios 2:20-23). Sobre a doutrina e o fundamento deles, a igreja de Jesus seria edificada.
A Manifestação da Presença de Deus na Igreja
Vemos uma igreja onde a manifestação da presença de Deus é constante. Imagine o dia em que viveremos novamente o que está escrito em 1 Reis 8:10-11: “Tendo os sacerdotes se retirado do Lugar Santo, uma nuvem cobriu o templo do Senhor, de forma que os sacerdotes não podiam desempenhar o seu serviço, pois a glória do Senhor encheu o seu templo”.
Durante a dedicação do Templo construído por Salomão em Jerusalém, a presença de Deus se manifestou de forma visível através da nuvem da glória, a Shekinah. Esta nuvem guiou os israelitas durante o êxodo do Egito e encheu o Tabernáculo de Moisés, simbolizando a aliança de Deus com Israel.
Assim como naqueles tempos, desejamos ver uma igreja onde a presença de Deus é evidente, onde cada membro tem um relacionamento profundo com Deus. Uma igreja marcada por experiências transformadoras com Deus, onde o Espírito Santo se move livremente, e onde conhecemos a Jesus através da revelação da Palavra de Deus.
Uma Igreja Centrada em Jesus
Vemos uma igreja centrada em Jesus. Ele disse: “[...] Eu edificarei a minha igreja e as portas do inferno não poderão vencê-la” (Mateus 16:18). Deus colocou todas as coisas debaixo dos pés de Jesus e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo (Efésios 1:22-23).
No centro de tudo, Cristo governa com a sua igreja. A igreja não é periférica em relação ao mundo; pelo contrário, o mundo é periférico em relação à igreja. A igreja está em Cristo, no centro do propósito de Deus para a humanidade. A igreja é o corpo de Cristo, e por meio dela, Ele fala, age e preenche tudo com sua presença. “Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém” (Romanos 11:36).
Uma Igreja com Coração de Servo
Vemos uma igreja com coração de servo, voltada para servir às pessoas. Sempre seremos essa igreja: amando, servindo, adorando, acolhendo, evangelizando e discipulando. Uma casa para todos! Vamos viver juntos essa verdade, atraindo centenas de pessoas e vendo muitas vidas sendo transformadas.
Imagine você se levantando pela manhã e perguntando: “Senhor, a quem devo servir hoje? Sobre quem posso derramar seu amor e misericórdia?”. Como será sua casa, seus vizinhos, seu ambiente de trabalho? Vemos essa igreja recebendo as pessoas da melhor forma possível para que tenham uma experiência com Deus em cada encontro.
Uma Igreja de Crianças e Jovens Cheios de Deus
Vemos uma igreja para nossos filhos, um lugar preparado para ser o melhor para eles. Uma igreja que atrairá muitos jovens, centenas e centenas deles. Estamos trabalhando para criar um lugar inclusivo, onde crianças típica e atípica e outras condições serão bem-vindas e celebradas em nossos eventos.
Podemos ver adolescentes e jovens cheios de Deus, vivendo com qualidade de vida e fazendo a diferença em suas escolas e universidades. Meninos e meninas se tornando apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres.
Uma Igreja que Proporciona Pertencimento
Vemos uma igreja que proporciona a experiência de pertencimento, mesmo para aqueles que não podem estar presentes fisicamente. A Abba Church Online será um ambiente onde as pessoas serão cuidadas e discipuladas, independentemente de onde estejam. Com a tecnologia, podemos alcançar os confins da terra, sendo uma igreja além das quatro paredes.
Uma Igreja que Transforma a Sociedade
Vemos uma igreja que será um meio de transformação da sociedade. Onde o pecado aumentou, a graça de Deus transbordou (Romanos 5:20). Cremos no poder de Deus para transformar qualquer ser humano, e quando alguém se arrepende de seus pecados e experimenta o novo nascimento pelo Espírito Santo, vive uma real transformação.
Vemos essa igreja atraindo milhares de pessoas que serão conduzidas ao arrependimento e à vida eterna. Uma igreja onde cada membro evangeliza com a própria vida, presente em todas as camadas da sociedade.
Uma Igreja Generosa
Vemos uma igreja conhecida por sua generosidade. Uma igreja grande e forte, com uma visão e cultura do Reino de Deus, liderança sadia e muitos recursos financeiros. Uma igreja que ajuda muitas instituições e outras igrejas, tanto localmente quanto ao redor do mundo.
Conclusão
Vemos uma igreja onde cada membro é conhecido por Deus através de um profundo relacionamento com Ele. Uma igreja onde cada um é conhecedor e praticante da Palavra de Deus, conhecida pela excelência da glória de Deus. Uma igreja onde os jovens são atraídos pelo testemunho vivo de que a vida vale a pena ser vivida na presença de Deus. Uma igreja que começa nos lares, em lares sadios, onde a adoração a Deus ultrapassa os limites do domingo e acontece no dia a dia das pessoas, como um estilo de vida.
Nós vemos essa igreja, e essa igreja é a Abba Church Marlboro! Essa igreja somos eu e você!
Deus abençoe sua casa, sua vida e sua família!
Magda Lima
Abba Church Marlboro
(texto adaptado da ministração do Pr. Benhour Lopes, Quarta-feira, 5 de Junho de 2024)